O RDA vem a se unir ao cotidiano dos bibliotecários. Para profissionais que já lidam com AACR, ISBD, MARC e entre outras siglas, o RDA é mais um elemento nesta sopa de letrinhas que nós bibliotecários aprendemos a digerir com o estudo da teoria e o exercício da prática catalogadora.

Elaborado pelo Joint Steering Comittee for Development of RDA (JSC), composto por algumas das principais bibliotecas no mundo, o RDA é uma norma de catalogação baseada numa estrutura teórica (Requisitos Funcionais) e projetada para o ambiente digital.

As mudanças vindas junto com um novo código de catalogação são significativas para toda a comunidade bibliotecária. As alterações passam desde os conceitos que geram um novo código, e todas concepções intrínsecas a tais, as alterações práticas na descrição dos registros, os metadados utilizados para armazenar as informações e a saída dos dados, os tradicionais catálogos.

A proposta deste curso é apresentar de forma teórica e prática o universo que abrange o novo código de catalogação. Introduzindo os conceitos que nortearam a sua concepção, analisando a sua estrutura “física” e a aplicação das regras em registros bibliográficos e de autoridades, em formato MARC.