Os pesquisadores precisam de artigos científicos em texto completo, e precisam deles de forma conveniente, rápida e sem ter que pagar um valor exorbitante. O que devem fazer?
É uma situação infelizmente comum: ao pesquisar por um artigo científico específico, você encontra rapidamente seu título e resumo em um indexador acadêmico, tais como PubMed ou Web of Science. No entanto, quando você clica no link para o texto completo, um aviso em negrito informa educadamente que você precisa pagar um braço e um fígado (ou, mais tipicamente, entre 30 e 60 dólares) pelo acesso. Você acabou de se deparar com um paywall.
Para um pesquisador, as consequências de encontrar um paywall podem ser significativamente mais sérias do que simplesmente um encontro frustrante com o lado comercial da publicação acadêmica. Se um cientista é incapaz de acessar o texto completo de um artigo ou material em particular, então ele pode estar perdendo informação crucial para suas decisões sobre um estudo ou experimento. Para um pesquisador independente, a compra de assinaturas de periódicos ou de artigos individuais à la carte geralmente é proibitiva em termos de custos. Até mesmo um cientista com acesso a assinaturas institucionais e ferramentas de acesso, como o Portal Capes, pode descobrir que certos artigos simplesmente não estão disponíveis, mesmo depois de uma pesquisa exaustiva. Alternativamente, um pesquisador trabalhando sob um prazo curto pode determinar que o empréstimo entre bibliotecas, que dependendo da natureza da solicitação pode levar entre vários dias ou semanas, é muito lento.
Então quais são as opções? Neste curso trarei algumas estratégias que vão além dos métodos convencionais de acesso a artigos e livros, empréstimos entre bibliotecas e modalidades de comutação bibliográfica, apresentando ferramentas alternativas e redes informais, compatíveis com a cultura digital e a maneira como os pesquisadores acesso à web nos dias de hoje, que aumentam as chances de encontrar materiais científicos anteriormente indisponíveis, seja na biblioteca ou no portal capes.